quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Calculadora Padrão do Android

Sou um feliz proprietário de um Motorola Moto E. Sim, eu sei que há espertofones muito melhores que o meu, mas esse era o que minha esposa e eu podíamos pagar, e compramos dois aparelhos deste modelo.
Eu sei que a bateria não chega a 2000 miliampère-hora (mAh), eu sei que a câmera não tem flash e tem só 5 megapixels, tem aparelhos Moto E que têm TV digital e o meu não tem... eu sei de tudo isso e de muito mais. Eu escolhi este modelo porque me pareceu o mais confiável dos modelos de entrada quando comprei (eu comprei no inverno de 2014, inverno brasileiro). Confiável do tipo não demorar pra abrir um programa, ou esquentar pouco em um uso básico.
(Logicamente, se você quiser nos presentear, a mim e à minha esposa, com iPhones 6 Plus, a gente aceita de bom grado)
Mas eu não estou aqui para falar do Moto E, estou aqui para falar um pouquinho do Android (por sinal é KitKat 4.4, ainda não saiu o Lollipop para o Moto E). Pra ser mais específico ainda, falar um pouquinho da calculadora dele.


Este é o painel básico da calculadora. Preto, branco e 50 tons de cinza. Numeração, quatro operações, sinal de igual, ponto decimal, igual à calculadora de quatro operações que você encontra na papelaria do seu bairro. Dependendo do tamanho da tela do aparelho, o espaço de cada tecla é grande o bastante para caber o seu dedo - muitas calculadoras científicas e financeiras não são assim (HP 12C e 48G, estou olhando pra vocês). Somente o botão de Excluir é menor, mas nada muito exótico.



Este é o que a calculadora chama de painel avançado. Seno, cosseno, tangente; logaritmo neperiano e decimal, e fatorial; pi, e (2,71828...) e potenciação; abre e fecha parênteses, e raiz quadrada. Sim, eu concordo, o painel avançado é bem espartano, falta muita coisa, mas não quer dizer que seja ruim.
Vou explicar. Pra muita gente, quanto mais recursos uma calculadora (estamos falando aqui de calculadoras) tiver, melhor ela será. O problema é que ela acaba sendo sub-utilizada. Não é raro encontrar gente usando uma calculadora avançada pra fazer cálculo de somar, subtrair, multiplicar e dividir, e quando se pergunta se a pessoa sabe fazer um cálculo de potência ou uma trigonométrica, ou uma porcentagem que seja, ela responde com um murcho "ah, eu não sei não".
Eu já penso diferente: se a calculadora está com a bateria cheia, não tem nenhuma tecla quebrada ou partida ou desaparecida, se a tela está inteira e a bicha está calculando direitinho, essa calculadora é boa (pra mim). Não quer dizer que eu esteja desdenhando das mais avançadas, longe disso! Quer dizer que a calculadora está cumprindo com a sua função, e isto pra mim é muito importante.
(E eu nem falei dos erros de arredondamento...)
Não, ainda não baixei nenhuma calculadora avançada. Pura preguiça. Quando me der vontade, vou lá no Google Play e baixo uma  faço download de uma.

p.s.: Pra ser completamente honesto, foi minha esposa que comprou. Os dois. E me deu um de presente. Mas a decisão de qual modelo comprar foi minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário