segunda-feira, 25 de maio de 2020

Intervalo bem grande no blog

Nossa, a última postagem aqui foi em 2015! Deus do céu, aconteceu tanta coisa nesse tempo!

Enfim, vou resumir o que aconteceu (pelo menos comigo e com os meus) até agora. A ideia é não descartar o que foi escrito anteriormente, mas também preencher o espaço (e tirar o mato daqui, tá precisando muito!)

Em 2015:
* Fiz outro concurso, desta vez da Prefeitura de Garanhuns - fui aprovado, mas a primeira chamada aproveitou apenas dois.
* Enquanto não saía o resultado, continuei fazendo trabalho voluntário no Hospital das Clínicas da UFPE
* Acabei perdendo a minha carteira de identidade (e eu estava tão bonitinho de paletó e gravata...)

Em 2016: 
* Fui chamado via portaria para assumir a oportunidade de trabalho na Prefeitura de Garanhuns, na Secretaria de Assistência Social - só não comemorei mais porque tinha que providenciar a nova identidade...
* Voltei a morar em Garanhuns, desta vez com meus pais, enquanto isso minha esposa (Lúcia) estava em Recife no seu último ano de trabalho na Primeira Igreja Batista em Cidade Universitária.
* Comecei trabalhando na alta complexidade, em um Centro de Acolhimento de Crianças e Adolescentes chamado Abraçar. A experiência, vendo com um distanciamento de quatro anos, não foi muito boa. Vamos às claras: eu não fazia ideia nenhuma de como era o trabalho.
* Passei a trabalhar em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no bairro da Várzea, no outro lado de Garanhuns, um equipamento (é o termo técnico para o conjunto formado pelo prédio, os servidores e as atividades desenvolvidas lá) de baixa complexidade (a política de Assistência Social é um assunto que precisa de várias postagens, um deles vai ser sobre as complexidades).
* A presidente do Brasil (Dilma Rousseff) sofreu impeachment e o vice dela (Michel Temer) assumiu no lugar dela. Em Garanhuns, Izaías Régis (meu chefe) foi reeleito prefeito da cidade.
* No fim do ano, consegui trazer minha esposa pra Garanhuns, e ela veio acompanhada de uma das sobrinhas (Bruna), para fazer o ensino médio aqui.

Em 2017:
* Houve mudança de coordenadora no CRAS. Aliás, quase todos os anos teve mudança de coordenadora, a exceção foi 2019-2020.
* Lúcia passou a participar de um grupo chamado Feira no Parque, um grupo de artesãos que se reuniu e montou uma feirinha para demonstrar e vender seus produtos.

Em 2018:
* 2018 teve Copa do Mundo... 
* E Lúcia passou a Copa quase toda enjoando. Alguns dias depois fomos fazer o teste, e foi constatado que ela estava grávida!
* 2018 foi o ano da gestação de Lúcia.
* E da vitória do presidente atual, Bolsonaro. Talvez eu escreva algo sobre o ressurgimento da direita no Brasil, de 2013 pra cá. Talvez - eu quero falar sobre outras coisas muito mais interessantes (pelo menos pra mim).

2019:
* Em março, nasceu Joaquim! É como tem gente que diz, quando um filho nasce, a alegria chega e o sossego vai embora.
* Neste ano eu fiz pós-graduação em neuropsicopedagogia no polo da UNIASSELVI de Garanhuns. Já apresentei o relatório de estágio e já estou com o diploma. Meu estágio foi sobre um transtorno de aprendizagem chamado discalculia.
* No fim do ano, surgiu uma crise de saúde na China, um vírus desconhecido que provocava um tipo diferente de pneumonia. Neste ano, o vírus ainda estava localizado em uma região bem delimitada na China.

2020:
* Aquela crise de saúde na China virou problema mundial. Ganhou nome (coronavírus, ou Covid-19 - o nome oficial), ganhou o mundo, ganhou força pra derrubar sistemas de saúde e economias de países por todo o mundo, atiçou o desespero em muitas pessoas (principalmente políticos).
* Atualmente a regra é: distanciamento social (trancar-se MESMO em casa), uso de máscaras (do tipo cirúrgicas) e álcool gel ao sair de casa, evitar contato físico.
* No meu trabalho, tem muita gente que, mesmo tendo recebido auxílio emergencial do governo federal, ainda assim vai ao CRAS para solicitar cesta básica. E a tendência é essa quantidade de gente aumentar, porque vai chegar uma hora em que o auxílio emergencial vai acabar... e Garanhuns não tem emprego (trabalho formal, de carteira assinada ou contrato) para todos.

Estamos nesta situação agora. Não garanto postagens regulares aqui, mas algumas coisas eu vou ocasionalmente postando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário