quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Juros Compostos

Agora (na verdade ontem, mas enfim) é que o professor de matemática financeira entrou em Juros Compostos: juros sobre juros (tem até uma estorinha, depois eu conto), cálculo de montante, de juro, taxa e período (com outra estorinha). Daqui a uns dias estou fazendo prova disto.

estorinha 1: uma das alunas, ao ouvir a expressão "juros sobre juros", falou bem alto na sala: Agiota! Eu não me aguentei: falei Banco!

estorinha 2: pra calcular taxa e período em juros compostos (veja o post anterior), não tem jeito, você só calcula isso com uma calculadora científica. A impressão que eu tenho é que o pessoal quer ser corretor sem aprender a fazer contas. É como querer ser médico sem estudar Anatomia, ou tendo nojinho de sangue. Pois bem, ele mostrou como se calcula taxa (precisa usar raiz enésima - raiz quadrada é quando o expoente é 2) e o pessoal começou a se manifestar: "Ah, tá dificultando, não vou saber fazer...", essas coisas.
E quando ele mostrou como calcular o período, que precisa usar logaritmo? Aí é que danou de vez! A agitação na classe foi tamanha que ele cedeu: não vai colocar cálculo de período na prova.

Tudo isso por quê? Porque o pessoal esqueceu (ou não viu, ou não prestou atenção) os assuntos de matemática do ensino médio, e parece que não sabe usar a ferramenta que tem (a calculadora científica).
Será que é necessário uma aula de como se usa uma calculadora? Será que precisamos chegar a esse ponto? Hum... acho que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário