Desde meados de 2023 temos novos sistemas na internet, as inteligências artificiais (IA). Uma das mais utilizadas (e uma das mais antigas) é o ChatGPT, que já vai na versão 4. Resumindo muito, é uma IA com interface de chat, que gera textos sob demanda.
Eu pedi a ela pra que ele fizesse uma análise do estilo de escrita deste blog e fizesse um texto sobre IA. Aqui está o resultado.
=>
Inteligências Artificiais: Amigas ou Inimigas?
Se tem uma coisa que está na boca do povo hoje em dia, é essa tal de Inteligência Artificial, ou simplesmente IA. Mas o que é isso, afinal? Para muitos, parece coisa de filme de ficção científica, tipo aqueles robôs super inteligentes que um dia vão dominar o mundo. Calma lá, vamos com calma.
A IA nada mais é do que uma tentativa de fazer com que máquinas pensem e aprendam como a gente. Pensa no Siri do seu iPhone, no Google Assistente ou na Alexa. Todos esses são exemplos de IA que já fazem parte do nosso dia a dia, ajudando a gente a encontrar informações, tocar música ou até mesmo controlar a casa. Mas e aí, isso é bom ou ruim?
Olha, eu diria que, como quase tudo na vida, depende. Por um lado, as IAs podem tornar nossas vidas muito mais fáceis. Quem não gosta de pedir um “alô, Alexa, toca aquela playlist top” e já começar a festa? Ou então usar o Waze, que usa IA para nos livrar dos engarrafamentos? Aí sim, né?
Por outro lado, tem gente que fica com um pé atrás. Tem aquela velha preocupação: "Será que os robôs vão roubar nossos empregos?" É, a tecnologia está avançando e algumas funções podem realmente ser substituídas por máquinas. Mas, como diria minha avó, "quem não se atualiza, dança." A saída é buscar sempre aprender coisas novas e se adaptar.
E tem mais: a IA não é perfeita. Já viu aquelas recomendações de filme na Netflix que não tem nada a ver com o que você gosta? Pois é, ainda tem muito o que melhorar. Fora os riscos de privacidade e segurança, que não são bobagem. Imagina só um hacker invadir o sistema do seu carro autônomo? Melhor nem pensar...
Enfim, a IA está aí, e parece que veio para ficar. Como em tudo, o segredo está no equilíbrio. Aproveitar as facilidades que ela traz, mas sem esquecer de manter o olho aberto e se preparar para as mudanças que vêm por aí. No final das contas, é como qualquer outra ferramenta: depende de como a gente usa.
Então, bora aprender e se adaptar, porque o futuro já chegou e não dá pra ficar parado no tempo!
===
Você que está lendo este post, compare com os outros e tire suas conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário